Seguro Viagem Internacional

Imagem de um avião em um aeroporto, relacionando com seguro viagem internacional

Muitas pessoas, ao arrumar as malas e se preparar para a viagem internacional, buscam informações online a respeito das condições climáticas do local para onde se está viajando, faz uma programação cuidadosa dos passeios e compras que serão feitas, confere as reservas do hotel, mapas, dicas e tantos outros compromissos. Toda essa programação não inclui qualquer imprevisto que possa vir a ocorrer durante a programação que foi feita do passeio ou viagem a negócios. Esses imprevistos podem ser rapidamente resolvidos com um seguro viagem internacional, que pode ser feito antes da viagem e que irá garantir toda a tranquilidade da mesma.

O seguro viagem internacional é um seguro que garante uma indenização em caso de qualquer acidente ou problema de saúde que possa ocorrer no período da viagem, sendo que esses riscos são cobertos pelo seguro desde o embarque do contratante à permanência e até mesmo ao retorno da viagem do segurado. São seguros para viagens a Europa, Estados Unidos e aos demais países do exterior, para turistas, estudantes, profissionais que viajam a trabalho e demais perfis de viajantes.

Os planos e preços de cada um oferecidos pelas empresas seguradoras costumam variar de acordo com as coberturas que serão contratadas e a quantidade de dias da viagem. O ideal na hora da contratação da seguradora é comparar preços e coberturas. Faça opção pela cobertura que seja ideal para sua viagem, de acordo com suas preferências e o tipo de viagem que será realizada. A cobertura ideal não é aquela mais barata e sim aquela que se encaixa com seu perfil. A indenização oferecida pela seguradora é limitada ao valor do capital segurado, podendo ocorrer na forma de pagamento desse valor o reembolso das despesas ou ainda a prestação dos serviços solicitados, sejam eles médicos, odontológicos e outros.

Um seguro viagem internacional, possui todo tipo de serviço à saúde e demais emergências que possam vir a ocorrer por um preço relativamente baixo, ou seja, a contratação sai mais em conta do que todo o custo da viagem.

Cobertura básica de um seguro viagem internacional

Obrigatoriamente, todos os seguros viagem têm que oferecer uma proteção básica, ao menos para uma das seguintes coberturas consideradas básicas:

Despesas e assistências médica, hospitalar ou odontológica

Cobre a indenização das despesas médicas, hospitalares ou odontológicas derivadas de acidente pessoal ou uma enfermidade súbita e aguda que possa ocorrer no período da viagem. A cobertura entra em vigência quando se constata a saída do segurado de sua cidade e país;

Traslado de Corpo

Indenização de todas as despesas da liberação e do transporte do corpo do segurado do local da ocorrência do falecimento até o local do sepultamento. As despesas incluem todos os procedimentos e objetos imprescindíveis para o traslado do corpo. A cobertura de traslado de corpo não pode ser contratada individualmente;

Regresso Sanitário

Indenização das despesas com o traslado de regresso do segurado ao local de origem da viagem ou a seu domicílio, caso o segurado não se encontre em condições de retornar como um passageiro regular por motivo de acidente, enfermidade ou qualquer outro problema que esteja coberto pelo seguro contratado. A cobertura deverá também se responsabilizar por mais de uma remoção caso o médico responsável pelo atendimento requisite;

Traslado Médico

Indenização das despesas de remoção ou transferência do segurado até a clínica ou hospital mais próximo que estiver em condições de atendê-lo. A remoção é feita por motivo de enfermidade ou acidente que estejam cobertos pelo seguro;

Morte em Viagem

Pagamento do capital do segurado aos beneficiários do segurado de uma única vez, ou em formato de renda, em caso de falecimento do segurado por causas naturais ou acidentais cobertas pelo seguro durante a viagem;

Morte Acidental

Pagamento do capital do segurado aos beneficiários, de uma única vez ou em forma de renda apenas em caso de falecimento do segurado por acidente pessoal ocorrido durante a viagem. A invalidez permanente, parcial ou total por acidente de viagem também faz parte dessa cobertura. Indenização também em caso de perda, redução ou impotência funcional definitiva, total ou parcial de membros ou órgãos definidos pela cobertura do seguro contratado.

Também são parte da cobertura básica do seguro viagem internacional:

Bagagem

indenização em caso de extravio, roubo, furto, dano ou destruição da bagagem, devidamente comprovados.

Funeral

indenização das despesas com o funeral em caso de falecimento do segurado ocorrido durante o período de viagem.

Cancelamento de viagem

indenização das despesas não reembolsáveis com a aquisição de pacotes turísticos ou serviços de viagens, como transporte e hospedagem, se o segurado ficar impedido de viajar ou continuar viajando.

Regresso antecipado

indenização das despesas com o traslado de regresso do segurado ao local de domicílio ou origem da viagem, ocasionado por evento coberto. Outras coberturas adicionais podem ser oferecidas desde que relacionadas com a viagem.

Cobertura em caso de doenças pré-existentes

Não são todas as seguradoras que cobrem em casos de doença pré-existente. Em caso de coberturas que contem com despesas médicas, hospitalares ou odontológicas a cobertura passa a ser obrigatória em episódios de crise que possam ocorrer por doença pré-existente ou crônica do segurado. Quando há um quadro de emergência ou urgência a seguradora cobre as despesas necessárias para estabilização do quadro clínico do segurado para que o mesmo possa dar continuidade à viagem ou retornar a sua residência.

A emergência é definida pelo seguro quando o segurado necessita de atendimento médico imediato, principalmente quando há o risco de morte. Também é definida pela situação onde o segurado precisa do atendimento, mas pode aguardar o mesmo para casos emergenciais. As demais coberturas de seguro viagem, tratam as doenças pré-existentes como um risco excluído, ou seja, não atendem. Nesses casos a seguradora pode exigir do segurado o preenchimento de uma declaração de saúde. Caso a seguradora não exija a declaração de saúde, as doenças pré-existentes serão totalmente cobertas pela seguradora.

A doença pré-existente é a doença que já é de conhecimento do segurado, porém não é declarada na proposta de contratação.